Faça login

Associar-se

Recuperar senha

Para redefinir sua senha, você deve informar o seu e-mail cadastrado no angrad.org.br

Noticia

17 de junho de 2020

ANGRAD faz a entrega da proposta de nova DCN ao CNE

ENANGRAD 2019

Na última segunda-feira, 15/06, a ANGRAD apresentou ao Conselho Nacional de Educação (CNE), uma proposta de Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Administração, construída coletivamente em ampla consulta a todos os coordenadores e coordenadoras dos cursos de administração do País. Baseada nos princípios de flexibilidade, contextualização dos cursos nos níveis local, regional e global, forte conexão com o mercado de trabalho (refletida na criação do Conselho Empresarial da ANGRAD), uso de ferramentas de gestão da aprendizagem (temas dos ENANGRADs de 2018 e 2019), metodologias ativas diversas (temas dos ENANGRADs de 2016 e 2017) e foco no desenvolvimento de competências.

Para a edição da última versão foram ouvidos diversos atores do ambiente da Administração, como os Conselheiros do CNE, o Conselho Federal de Administração (CFA), representado pela Diretora Claudia Statdlober, assim como a Diretoria, o Conselho Consultivo e o Conselho Empresarial da ANGRAD.

Cronologia do desenvolvimento da DCN da Administração:

25/08/2018: Mesa-Redonda no ENANGRAD (Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração) sobre as Diretrizes-ADM, com presença de Conselheiros do CNE (Antonio Carbonari, Antonio Freitas e Gilberto Garcia), Presidente do CRA-SP (Roberto Carvalho) e Secretário de Ensino Superior (Paulo Barone).
25/08/2018: Assembleia da ANGRAD delibera a criação de Grupo de Trabalho das Diretrizes-ADM. Composição: Professores José Coimbra (Presidente do GT – FAJ-Indaiatuba), Rui Otávio (ex-Presidente do CFA e da ANGRAD), Edson Kondo (FGV-Brasília), Manolita Lima (ESPM-SP) e Henrique Heidtmann (FGV-Rio).
25/08/2018 e 26/08/2018: Apresentações de Palestrantes Internacionais sobre Gestão de Aprendizagem no ENANGRAD.
08/02/2019: Protocolado ofício no CNE pelo então Presidente Taiguara Langrafe (FECAP-SP) comunicando andamento das atividades do Grupo de Trabalho da ANGRAD.
23/08/2019: Apresentação da primeira versão das Diretrizes no SENANGRAD (Seminário de Coordenadores de Curso, durante o ENANGRAD), com a presença de mais de uma centena de Coordenadores de Cursos, sob a Coordenação de Rui Otávio e Alexandre Nicolini.
25/08/2019: Palestra de Irineu Gianesi, na Plenária do ENANGRAD, sobre Gestão da Aprendizagem.
25/08/2019: Manolita Lima apresenta pesquisa sobre Autotransformação Docente.
04/09/2019: Envio de email com documento preliminar para os Coordenadores presentes pelo endereço diretrizes@angrad.org.br. Recebidos dezenas de feedbacks.
09/12/2019: Recebido ofício do CRA-SP comunicando entrega de outra proposta de Diretrizes-ADM, elaborada por Grupo de Trabalho do CRA-SP, ao conselheiro do CNE Antônio Carbonari.
15/01/2020: Posse da nova Presidência e Diretoria. Prof. Irineu Gianesi (INSPER-SP) assume a condução do Grupo de Trabalho das Diretrizes-ADM, na condição de Presidente do GT, dando continuidade aos trabalhos até então magistralmente conduzidos pelo Prof. José Coimbra.
27/04/2020: Primeira Reunião presencial remota com o CNE, com a participação do CFA e CRAs, com apresentação pela ANGRAD dos princípios e elementos direcionadores da nova DCN capazes de atender as transformações no papel do administrador exigidas pelo mercado nas próximas décadas. A apresentação foi unanimemente elogiada por todos os Conselheiros do CNE, sendo até adotado como inspiração por um Conselheiro que relatava a DCN de uma outra área.
14/05/2020: Segunda Reunião presencial remota com o CNE, com a participação do CFA e CRAs, com revisão dos princípios, apresentação de proposições estruturantes da ANGRAD e próximas etapas.
15/06/2020: Terceira Reunião presencial remota com o CNE, com a participação do CFA e CRAs. Conselheiro Carbonari destacou a qualidade da proposta da ANGRAD, que tem desempenhado o papel de refletir os pontos de toda a comunidade, e as contribuições do CFA e do CRA-SP que contribuirão no formato final. Foi sublinhado o apoio do CFA à proposta da ANGRAD, conforme manifestado pela Diretora Claudia Stadtlober.

A ANGRAD foi representada por Edson Kondo (Presidente), Edson Sadao (Vice-Presidente), Irineu Gianesi (Presidente do Grupo de Trabalho das Diretrizes Curriculares), Taiguara Langrafe (Presidente do Conselho Empresarial) e Paulo Barone (membro do Conselho Empresarial).

A ANGRAD está trabalhando arduamente para o desenvolvimento de uma proposta de qualidade e de impacto para o Brasil.

Edson Kenji Kondo (presidente da ANGRAD – 2020/2021)

Taiguara Langrafe (Conselheiro Consultivo, ex-Presidente da ANGRAD (2018-2019)

Primeira Discussão sobre as Diretrizes no ENANGRAD 2018.

ENANGRAD 2018 – Casa cheia.

Irineu apresentando conceitos de Gestão da Aprendizagem no ENANGRAD 2019.