Faça login

Associar-se

Recuperar senha

Para redefinir sua senha, você deve informar o seu e-mail cadastrado no angrad.org.br

Noticia

2 de agosto de 2021

Mensagem de Luis Norberto Pascoal, membro do Conselho Empresarial da ANGRAD

A administração de empresas (também conhecida como gestão de negócios) é a administração de uma empresa comercial ou industrial, e atualmente agrícola. Pode ser também uma mineradora ou uma empresa de projetos inovadores, conhecidas como empresas de inovação e aceleração de ideias.

Ser um competente administrador inclui todos os aspectos da supervisão das operações de negócios, mas hoje, exige muito mais. Do ponto de vista de gestão e liderança, devemos saber ler o passado e imaginar o futuro.

Os cursos bons abrangem corretamente contabilidade, finanças, design, desenvolvimento humano, garantia de qualidade, gestão de projetos, gestão de tecnologia da informação, pesquisa e desenvolvimento e muito marketing interativo. E atualmente devemos ter a capacidade de analisar detalhadamente os dados para tomar todas decisões. Algo muito novo que poucos compreendem bem. Hoje não se vende mais, como Peter Drucker dizia, analisa-se a vontade do cliente ou seja a demanda de cada cliente.

A administração de uma empresa inclui o desempenho ou gestão do capital humano, ou seja, de pessoas e suas necessidades além do trabalho.

Em geral, “administração” refere-se à função de gerenciamento mais ampla, incluindo finanças, pessoal e serviços associados. Mas nestes dias, vai muito além. No passado o termo “Administração” se referia ao desempenho burocrático ou operacional de tarefas rotineiras de escritório, geralmente orientado internamente e reativo ao invés de proativo.

Nestes dias, os administradores, em geral, se envolvem em um conjunto comum de funções para atender às metas de uma organização em um mundo dinâmico por segundo.

No passado falávamos em Planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Hoje falamos de visão estratégica, dados preditivos, capital humano e sistêmico, investimentos alavancados, cash flow negativo, num mundo que fala todas línguas e se comunica em milissegundos.

Às vezes, ficamos confusos e indecisos de tantas possibilidades, mas é assim que este mundo de estradas de internet, trilhas de mídia social e modelos quânticos de análise de dados, está exigindo. Mas não tenham medo, estudem muito, desafiem a vocês mesmos, busquem tudo que não saibam, e jamais fiquem só nas aulas, divaguem por esse mundo de oportunidades como se fosse seu único destino.