Faça login

Associar-se

Recuperar senha

Para redefinir sua senha, você deve informar o seu e-mail cadastrado no angrad.org.br

Noticia

29 de outubro de 2020

Pavimentando Pontes e Viadutos Entre o Ensino Médio e a Educação Superior

Prof.a Manolita Correia Lima

Diretora de ensino e pesquisa da ANGRAD e  coordenadora geral da programação científica do ENANGRAD

 As reuniões acadêmicas têm se modificado no sentido de serem cada vez mais inclusivas! Nessa direção, além de desconstruírem muros, constroem pontes e viadutos no objetivo de fortalecer diálogos qualificados com e entre diferentes grupos sociais. Para tanto utilizam o potencial aberto pelas tecnologias digitais, reduzem os valores das inscrições, diversificam a programação.

Com o ENANGRAD não tem sido diferente! Há três décadas a Associação Nacional dos Cursos de Graduação promove o ENANGRAD Pleno, envolvendo professores e gestores acadêmicos. Desde 2018 passou a promover simultaneamente o ENANGRAD Júnior, atraindo estudantes e recém egressos dos cursos de Graduação em Administração. Para se ter ideia de como foi uma decisão acertada, dos 637 artigos submetidos ao 31º ENANGRAD, 242 são assinados por estudantes!

Na edição de 2020 inaugura o ENANGRAD Teens e passa a acolher os estudantes do Ensino Médio que tenham interesse de participar. Com essa iniciativa nutre a expectativa de aproximar os jovens do Ensino Médio de uma agenda de discussão menos escolarizada, mais problematizada, mais autoral, particularmente vivencial.

Movidos pela preocupação de proporcionar experiências significativas para públicos tão diversos, uma equipe multidisciplinar trabalha para viabilizar uma programação bastante variada, envolvendo aproximadamente 200 horas de atividade, distribuídas entre:

  • Apresentação e discussão dos textos alinhados a 11 áreas de conhecimento
  • 5 Palestras
  • 7 Painéis
  • 23 Oficinas
  • 4 Minicursos
  • 2 Visitas virtuais
  • Case Competition
  • Hackathon

Na condução desse variado cardápio há expressivo número de pessoas que têm em comum a paixão pela Educação – Estudantes, Representantes de Movimentos Estudantis, Professores, Pesquisadores, Autores, Editores de Periódicos Acadêmicos, Técnicos Educacionais, Gestores Acadêmicos, Representantes da Política Educacional Brasileira, representantes do universo Empresarial, entre outros.

A reunião de grupos distintos levou a uma programação diversificada e gerou a necessidade de flexibilizar o cronograma de atividades. Assim sendo, apesar de a abertura oficial do 31º ENANGRAD ser no dia 4/12, tanto o Case Competition quanto o Hackathon se iniciam 2/12 e as atividades mais direcionadas para os estudantes do Ensino Médio começam 3/12, estreando uma espécie de pré-congresso.

Em um momento marcado por imensos desafios, que tal explorarmos as possibilidades abertas pela tecnologia digital, ultrapassarmos as distancias geográficas e participarmos desse afetuoso encontro.

Informações e inscrições no site: https://doity.com.br/31-enangrad