Hackathon – atividade que aproxima universidade, empresa e governo
Prof. Jaércio Alex Silva Barbosa
O termo hackathon deriva da junção de duas palavras de língua inglesa – hack, que, de forma simplificada, corresponde a programar e marathon (maratona). Assim sendo, originalmente remetia a ideia de maratona de programação, por conseguinte, reunia programadores, engenheiros, designers e outros profissionais fortemente identificados com a tecnologia digital.
O primeiro hackathon foi promovido em 1999, nos Estados Unidos. Nesses 20 anos a sua utilização se diversificou na medida em que empresas, governos e organizações da sociedade civil reconheceram que a atividade se prestava a solucionar problemas complexos, de forma eficiente, ágil e criativa. No ambiente acadêmico, ela tem sido reconhecida como uma experiência de aprendizagem mobilizadora porque experiencial, colaborativa e transdisciplinar.
Nesse contexto, os hackathons extrapolaram o campo da programação e passaram a envolver profissionais dos universos acadêmicos e corporativos, além de mobilizar equipes transdisciplinares formadas por hackers de programação, hackers sociais, hackers de negócios, hackers de design, entre muitos outros. Por isso mesmo, contemporaneamente, a natureza dos problemas motivadores transcende a programação e pode envolver novas tecnologias, melhorias de processos, novas formas de entender e se relacionar com os clientes, novos modelos de negócios, entre outros.
Inspirados pelo inegável potencial pedagógico, uma das atividades previstas na programação do 31º ENANGRAD é o Hackathon Digital Foodservice, realizado em parceria com o Instituto Foodservice Brasil (IFB). A proposta reside em reunir acadêmicos e profissionais dos diversos campos de conhecimento, e juntos idealizarem, prototiparem e validarem soluções e novos negócios capazes de incrementar o foodservice brasileiro. Segmento que está no cotidiano da vida de muitos e tem sido um dos mais atingidos pelas medidas protetivas decorrentes da CONVID-19.
O hackathon acontecerá entre os dias 02 e 07 de dezembro, adotará o formato online e trabalhará quatro questões derivadas da cadeia de fodservice:
- Omnichannel
- Rastreabilidade
- Pagamento Digital
- Produtividade
Estudantes da Graduação e do Ensino Médio, Coordenadores de Curso, Professores, Pesquisadores e Profissionais de Mercado dos mais diversos campos do saber, venham participar dessa experiência que envolverá cinco dias de intenso aprendizado vivencial e colaborativo. Para tanto, basta se inscrever no 31º ENANGRAD (https://doity.com.br/31-enangrad#about).
Saiba mais sobre o Hackathon ENANGRAD e se inscreva para participar no link: https://hackathonenangrad.espm.edu.br/
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