Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO


Na PUC-Rio, a coordenação do processo de avaliação interna é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, criada em 2004 (Portaria Interna 67/2004) para atender as normas e os procedimentos definidos na Lei nº 10.861/04: SINAES. Em 2012 a Portaria Interna 07/2012 estabeleceu novas normas e procedimentos para a CPA e revogou a Portaria Interna 67/2004.

As principais funções da CPA são:

  • Coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição;
  • Organizar relatórios do processo de avaliação interna;
  • Divulgar os resultados consolidados;
  • Extrair indicativos para tomada de decisão nas diversas instâncias da universidade;
  • Fazer um balanço crítico do processo de avaliação;
  • Atuar como elo entre a Instituição e o MEC.

No que se refere às atividades de planejamento, a CPA tem como referências a Missão da PUC-Rio, os objetivos institucionais gerais e as diretrizes pedagógicas que nas quais suas metas e ações devem se basear. Os principais documentos de referência são:

Missão e Marco Referencial: baseado nos estatutos da PUC-Rio, o Marco Referencial expõe os objetivos que marcam os rumos da nossa Universidade e explica os compromissos que devem reger o comportamento de cada um dos que integram a comunidade universitária.

Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI): estabelece os pressupostos filosóficos e epistemológicos nos quais a universidade repousa suas ações e define as diretrizes pedagógicas gerais que norteiam as atividades acadêmicas.

Relato Institucional (RI): sintetiza e analisa o histórico e a evolução da PUC-Rio, apresentando os processos de avaliação internas e externas e o desempenho obtido, o plano de melhorias e processos de gestão a partir dessas avaliações.

https://www.pucpr.br/

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