Na PUC-Rio, a coordenação do processo de avaliação interna é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, criada em 2004 (Portaria Interna 67/2004) para atender as normas e os procedimentos definidos na Lei nº 10.861/04: SINAES. Em 2012 a Portaria Interna 07/2012 estabeleceu novas normas e procedimentos para a CPA e revogou a Portaria Interna 67/2004.
As principais funções da CPA são:
- Coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição;
- Organizar relatórios do processo de avaliação interna;
- Divulgar os resultados consolidados;
- Extrair indicativos para tomada de decisão nas diversas instâncias da universidade;
- Fazer um balanço crítico do processo de avaliação;
- Atuar como elo entre a Instituição e o MEC.
No que se refere às atividades de planejamento, a CPA tem como referências a Missão da PUC-Rio, os objetivos institucionais gerais e as diretrizes pedagógicas que nas quais suas metas e ações devem se basear. Os principais documentos de referência são:
Missão e Marco Referencial: baseado nos estatutos da PUC-Rio, o Marco Referencial expõe os objetivos que marcam os rumos da nossa Universidade e explica os compromissos que devem reger o comportamento de cada um dos que integram a comunidade universitária.
Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI): estabelece os pressupostos filosóficos e epistemológicos nos quais a universidade repousa suas ações e define as diretrizes pedagógicas gerais que norteiam as atividades acadêmicas.
Relato Institucional (RI): sintetiza e analisa o histórico e a evolução da PUC-Rio, apresentando os processos de avaliação internas e externas e o desempenho obtido, o plano de melhorias e processos de gestão a partir dessas avaliações.