Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

O ato de criação da “Universidade de Santa Catarina” foi efetivado pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek ao sancionar a Lei nº 3.849, de 18 de dezembro de 1960. Cinco anos depois, a designação “Federal” seria incorporada ao nome. Para a formação inicial, foram agrupadas sete faculdades localizadas na capital do estado, Florianópolis – Direito (1932), Ciências Econômicas (1943), Odontologia (1946), Farmácia e Bioquímica (1946), Filosofia (1952), Medicina (1957) e Serviço Social (1958) – e, ainda, criada a Escola de Engenharia Industrial, possuindo desta forma os cursos necessários e o amparo legal para sua constituição. Com a reforma universitária de 1969, as faculdades deram lugar às unidades universitárias, como hoje são chamados os centros de ensino.

A criação e a infraestrutura física da Universidade tiveram a participação de dois nomes pioneiros na história da instituição: os professores Henrique da Silva Fontes (1885-1966) e João David Ferreira Lima (1910-2001). Fontes, que foi o fundador da Faculdade Catarinense de Filosofia, idealizou o projeto de “Cidade Universitária”, a ser implantada em terras do governo estadual. Ferreira Lima era a favor da localização no centro da cidade, porém a primeira proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário.

O professor e desembargador Henrique Fontes esteve à frente das negociações com o governo do Estado para a cessão do terreno da Fazenda Modelo Assis Brasil. Também desenvolveu o projeto em parceria com os professores da Universidade de São Paulo (USP), Hélio de Queiroz Duarte e Ernesto Roberto de Carvalho Mange. O olhar de Fontes para aquele amplo espaço doado para a construção do campus universitário vislumbrava o desenvolvimento futuro da instituição, da região e da economia local. O projeto, com as peculiaridades da época, oferecia escolas e institutos, ensino e pesquisa, cultura, recreação e convivência a alunos e funcionários.

Outro personagem importante na fundação da UFSC foi João David Ferreira Lima, nomeado o primeiro reitor em 16 de setembro de 1961. Permaneceu nesse cargo até 24 de outubro de 1972 e o acompanharam dois vice-reitores, Luiz Osvaldo D’Acâmpora (1962) e Roberto Mündel de Lacerda (1968). Ferreira Lima presidiu a sessão inaugural da Universidade, em 12 de março de 1962, ocorrida no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Centro de Florianópolis. Quando a questão da localização chegou ao Conselho Universitário, no fim da década de 1960, mesmo sendo contra, desempatou a votação em favor da sede ser construída no bairro Trindade, que hoje leva seu nome. Também esteve presente na nomeação dos primeiros servidores com o presidente JK.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem seu campus-sede localizado em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Fundada em 18 de dezembro de 1960, com o objetivo de promover ensino, pesquisa e extensão, a UFSC oferece educação pública e gratuita e está entre as melhores universidades do país e da América Latina.