DESCRIÇÃO: Nesta oficina, as autoras e professoras Andréa Filatro e Carolina Cavalcanti apresentarão as características do mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) que têm estimulado profundas mudanças no campo da educação. Nesse contexto, as metodologias Inov-ativas emergem em resposta à necessidade desenvolver as competências fundamentais do século XXI. A partir da apresentação de princípios que fundamentam a adoção de metodologias ativas, ágeis, imersivas e analíticas, os participantes serão convidados a participar de diversas atividades práticas que visam inspirá-los e orientá-los, de forma clara e articulada, no emprego de tais metodologias nos contextos educacionais em que atuam (como a educação presencial, a distância e corporativa).
ANDRÉA FILATRO é doutora, mestra e pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e formada em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Nos últimos 20 anos, tem realizado cursos, minicursos, workshops, oficinas e palestras no campo do design instrucional (DI), da educação on-line e das inovações na educação presencial, a distância e corporativa. É professora convidada no curso Gestão da Educação Corporativa oferecido pela FIA e ministra aulas nos cursos de pós-graduação do Instituto Albert Einstein, atuando ainda como coordenadora de DI no UNASP e consultora em instituições privadas, públicas e de economia mista. Líder do grupo de pesquisa “IDE – Inovação e Design em Educação”, do CNPq, é autora dos livros Produção de conteúdos educacionais (2016), Práticas inovadoras em educação (2016), Design thinking na educação (2017), Metodologias inov-ativas na educação (2018), Como preparar conteúdos para EAD (2018) e Learning analytics (2019).
CAROLINA CAVALCANTI é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Tecnológico (ITESM) de Monterrey, pedagoga e jornalista (SWAU, EUA). Atua como professora convidada na Fundação Dom Cabral (FDC) nas áreas de metodologias de aprendizagem e educação online. É autora dos livros Design thinking na educação (Saraiva, 2017), Formação de Tutores para Educação a Distância (Unaspress, 2017), Metodologias Inov-ativas na educação (Saraiva, 2018), além de ter diversos artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Atua como consultora nas áreas de formação de professores, educação online, design thinking, design educacional, metodologias ativas, ágeis, imersivas e analíticas de aprendizagem.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM WW.ENANGRAD.ORG.BR
Deixe um comentário