Desafios na elaboração de artigos acadêmicos

Prof. Dr. Antonio Renato Cecconello

Muitos estudantes, independentemente de serem graduandos, pós-graduandos e até mesmo já formados, se arrepiam quando se veem frente-a-frente com o desafio de produzir um artigo acadêmico.

Vários são os ‘fantasmas’ que frequentam o imaginário do pesquisador no momento de se cumprir muitas das atividades e obrigações que pautam a vida estudantil e profissional, em todo o processo que contempla o antes, o durante e o depois da produção de um artigo acadêmico.

Na etapa do ‘antes’, uma dificuldade, recorrente para quem está começando na produção acadêmica, repousa no planejamento prático. Qual é mesmo o prazo para submissão? Qual formatação é preciso observar? Que outras exigências não podem ser esquecidas?

Além destes aspectos importantes, há também os relacionados ao planejamento estratégico. Enfrentar uma folha em branco, ou mesmo fazer um recorte de uma pesquisa maior, replicar uma pesquisa de terceiros ou aproveitar o que já foi desenvolvido em uma monografia, podem colocar o pesquisador frente a impasses, por exemplo: Qual escopo observar? Como proceder na curadoria dos conteúdos?

No entanto, uma vez superado o planejamento prático, a etapa do ‘durante’ pode levar os não iniciados a outras aparentes barreiras, que podem tomar o vulto de intransponíveis.

Entre essas barreiras aparecem autoquestionamentos que remetem a: Como poderei construir um texto atraente ao leitor? O que seria importante contemplar no recorte que quero apresentar? O que não pode faltar no Resumo?

Mesmo superada esta etapa, um desafio que pode causar stress refere-se ao planejamento metodológico do artigo. O que é fundamental fazer parte na introdução? O que não pode ser deixado de lado na apresentação dos procedimentos metodológicos adotados? O que é importante na elaboração do Referencial Teórico? O que levar em conta na elaboração do capítulo ‘Resultados e Discussões’? O que seria uma redação convincente sob o capítulo ‘Conclusões’?

Orientando estudantes ou avaliando e emitindo pareceres sobre artigos de congressos, tenho percebido várias das dificuldades pertinentes às duas primeiras. Entre as diversas práticas observadas, que comprometem a qualidade de artigos avaliados, aparece a tentativa de resumir uma pesquisa robusta em um artigo singelo, num espaço limitado a apenas 15 ou 20 páginas.

A experiência como parecerista tem ratificado a percepção que o ‘cortar, recortar, acomodar e apresentar’ partes de uma pesquisa maior, sem um procedimento adequando, têm comprometido a qualidade de muitos artigos. Muitos artigos apresentam: falta de foco em sua apresentação, definição imprecisa de objetivo(s) e deficiências na curadoria dos conteúdos pertinentes ao artigo, além de erros recorrentes de redação e formatações recomendadas.

E você? Quais ‘fantasmas’, que te acompanham na hora de produzir artigos acadêmicos, você gostaria de espantar? Eles aparecem na etapa do ‘Depois’?

Dia 24 de abril, sábado, das 9h00 às 12h00, venha tirar suas dúvidas no “CAFÉ ENTRE AMIGOS”. O evento “ELABORAÇÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS, promovido pela Angrad, será conduzido na forma de Oficina pela Professora Doutora Christiane Coutheux Trindade (ESPM). Inscrições no link: www.doity.com.br/oficinas-pre-evento.

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