Faça login

Associar-se

Recuperar senha

Para redefinir sua senha, você deve informar o seu e-mail cadastrado no angrad.org.br

Noticia

28 de agosto de 2019

Confira os destaques do 30º ENANGRAD, realizado em Uberlândia

 

DOWNLOAD DA NOTÍCIA ORIGINAL COM FOTOS

ENANGRAD 2019 foi um sucesso!

 Próxima edição será em Fortaleza (CE)

Foram três dias de muita troca de experiências, conhecimento e integração. De 23 a 25 de agosto, a Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU) sediou a 30º edição do Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD). Com coordenação geral do prof. Rafael Guerreiro, o evento teve como tema “Gestão da aprendizagem no contexto das transformações”.

Cerca de 500 pessoas circularam nos corredores da UFU por conta das atividades das salas paralelas e na infraestrutura montada para receber a praça dos expositores do evento.

Confira os alguns detalhes da diversificada programação e não deixe de ver as fotos do evento (Milton Santos)

 Cerimônia de Abertura

A abertura do evento contou com a presença do Coral da UFU, que além de interpretar o Hino Nacional Brasileiro, cantou mais três músicas. A IES anfitriã foi representada pelo Reitor Valder Steffen Júnior e pela diretora da Fagen/UFU, Kárem Cristina de Sousa Ribeiro. A palestra de abertura foi feita pela diretora de marketing da GOL Linha Aéreas, Loraine Ricino.

Prêmio ANGRAD – Lançamento do livro com as iniciativas vencedoras da 1ª edição

Durante o evento foi lançado o livro “Inovação em Ensino e Aprendizagem: Casos de cursos de Administração do Brasil – 1ª edição do Prêmio ANGRAD. A publicação, editada pela Empreende, reúne as iniciativas finalistas da 1ª edição do Prêmio ANGRAD de Inovação em Ensino e Aprendizagem e foi organizada pelo coordenador do Prêmio, Prof. Edson Sadao. Confira mais em http://angrad.org.br/premio-angrad/

 SENANGRAD

O 12º Seminário Nacional dos Coordenadores de Cursos de Administração foi ministrado pelo presidente do Conselho Consultivo da ANGRAD, Prof. Rui Otávio de Andrade e teve como tema: “Gestão de aprendizagem: conectando o projeto pedagógico à performance do curso de Administração”. Durante o Seminário, foi divulgada a criação do Grupo de Trabalho sobre Diretrizes Curriculares dos Cursos de Administração, coordenado pelo Prof. José Pacheco Coimbra.

Conclusão – 1ª Turma do LIDERA

No dia 22 de agosto foi realizado o último dos quatro módulos da primeira turma do LIDERA – Programa de formação de gestores de curso da ANGRAD. Durante o SENANGRAD (23/8), o grupo recebeu os certificados de conclusão das mãos do coordenador técnico Alexandre Nicolini, do presidente do Conselho Consultivo Rui Otávio e do presidente da ANGRAD, Taiguara Langrafe.

 Oficinas Pedagógicas

Um dos grandes destaques do ENANGRAD 2019 foi a realização das já famosas oficinas que, este ano, aconteceram em dois dias (sábado e domingo) a pedido do público. O caráter mais prático das oficinas incentivou o protagonismo dos congressistas nas atividades.

 Espaço CFA

No espaço do Conselho Federal de Administração, a diretora da câmara de formação profissional, Claudia Stadtlober falou, além da parceria com a ANGRAD pela constante melhoria do ensino em Administração, sobre os principais projetos que o Conselho desenvolve. Dentre eles, a certificação profissional, o curso de formação de consultores para micro e pequenas empresas e a pesquisa nacional do perfil do profissional de Administração, com início previsto para o final de 2019.

Painel PRME e participação do Ensino Superior na Agenda 2030

O presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, Prof. Antonio Freitas e o Prof. Norman de Paula Arruda Filho (ISAE/FGV), integrante do PRME/Chapter Brasil falaram sobre um ensino superior que vai além do ensino técnico, fomentando o pensamento crítico e uma visão holística sobre a condição humana. Os professores discutiram sobre os princípios da Educação Executiva Responsável (PRME) e o papel das IES na promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Painel Gestão da Aprendizagem e o Projeto Pedagógico

A tendência nas revisões recentes de diretrizes curriculares tem sido a de privilegiar o desenvolvimento de competências em vez de apenas garantir a exposição dos alunos a conteúdos mínimos. O diretor de relações internacionais da ANGRAD, Prof. Irineu Gianesi (Insper) trouxe uma discussão de como as IES precisam estar preparadas para construir seu projeto pedagógico de forma a alinhar os elementos curriculares do curso a esta tendência.

 Painel “Impactando e Transformando o Aprendizado da Administração”

Nesse painel, o diretor de ensino e pesquisa da ANGRAD, Prof. Edson Kondo (também presidente eleito para o biênio 2020/2021), apresentou alguns projetos da Associação com parceiros como André Borges (Head of Innovation da Dream Shaper); Luciano Durini (Harvard Business Publishing); Edson Sadao (Diretor Científico da RAEP) e Rodrigo Alvarenga (CEO da Hag Academy).

 Painel sobre acreditação internacional  

O diretor executivo da EQUAA, Eric Talavera, e o diretor da AACSB para América Latina, Javier Myami conversaram com a plateia sobre “As visões das Acreditadoras Internacionais sobre o Assurance of Learning”. O mediador do painel foi o diretor de relações internacionais da UFU, Professor Waldenor Barros Moraes Filho.

Programação Científica

A apresentação em sala de 367 artigos e mais 18 pôsteres, divididos em onze áreas temáticas, nas categorias Júnior e Pleno, marcaram a troca de experiências e expuseram o trabalho de pesquisa árduo e próspero de professores e alunos de todo o país.

 Jantar de Encerramento e Premiação

A premiação dos melhores artigos da programação científica aconteceu no já tradicional Jantar de Encerramento do ENANGRAD, no Center Convention Uberlândia. Este ano a novidade foi que, além dos premiados em cada uma das onze áreas temáticas da categoria Pleno, foi escolhido o melhor dentre todos os artigos apresentados na categoria Júnior. Confira aqui a lista dos vencedores.

Anúncio das sedes do ENANGRAD em 2020 e 2021

E, para encerrar, durante o Jantar de Encerramento, o presidente da ANGRAD, Prof. Taiguara Langrafe, fez o tão esperado anúncio das sedes da 31ª e 32º edições do ENANGRAD. A Universidade de Fortaleza (UNIFOR), na capital cearense, receberá o evento em 2020. Já no ano seguinte, iremos para Porto Alegre, cidade da PUC/RS, que venceu a disputa para 2021. O edital para seleção das sedes dos ENANGRAD de 2022 e 2023 será lançado no segundo semestre de 2020.