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Noticia

12 de fevereiro de 2021

Reunião da Alliance of Management Development Associations in Rising Economies

As escolas de negócios nas economias em ascensão devem se tornar mais confiantes

A ANGRAD faz parte da Alliance – Alliance of Management Development Associations in Rising Economies – desde 2020 e temos o prazer de compartilhar com vocês a gravação da discussão online “Reimagining Management Education in Rising Economies: Towards New Skills and Mindsets”, organizado em 27 de janeiro pela Alliance, em parceria com PRME – Principles for Responsible Management Education.

Reunindo mais de 300 inscrições de 71 países em todo o mundo, a sessão, co-moderada pela presidente do CEEMAN, Danica Purg, e diretora do PRME, Mette Morsing, trouxe a discussão de como as escolas de negócios em economias emergentes podem contribuir para reequilibrar a sustentabilidade e repensar a educação na gestão.

Para acompanhar como foi a sessão, acesse a gravação:

Facebook: https://www.facebook.com/CEEMANNetwork

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/1921717/

Ao abrir o evento, Danica Purg observou: “é importante que as escolas de negócios nas economias em ascensão se tornem mais autoconfiantes e ajudem a contribuir para mudar o significado do termo crescimento econômico, prestando mais atenção aos critérios qualitativos do que aos quantitativos, promover a compreensão holística dos elementos relevantes, como clima, saúde, sustentabilidade e responsabilidade social”.

As contribuições dos palestrantes do painel incluíram os seguintes tópicos:

“O futuro da educação em gestão e seu papel na criação de um impacto positivo na sociedade” – por Danica Purg, presidente da Alliance e do CEEMAN, Eslovênia

“Os esforços do PRME na mudança da educação gerencial: o que as escolas de negócios precisam fazer de diferente e por que isso ainda não acontece? O que está nos impedindo?” -por Mette Morsing, diretora do PRME, Dinamarca e EUA

“O que queremos dizer com reimaginar a educação gerencial e quais são os passos necessários para que isso aconteça (habilidades, competências, experiências)?” – por Jikyeong Kang, membro do conselho do PRME, presidente e decano do Instituto Asiático de Administração, Filipinas

“Como a inclusão no pensamento ajudará a resolver os problemas do futuro?” – por Therese Noorlander, diretora de sustentabilidade da The Coca-Cola Company (Europa), Holanda

“Como você pode trabalhar para mudar a mentalidade?” – por Arnold Smit, diretor da PGDip in Leadership Development, professor associado da University of Stellenbosch Business School, África do Sul

Em suas observações finais, Mette Morsing resumiu várias conclusões importantes do painel:

  • O pensamento sistêmico deve estar mais presente na educação, por meio de aprendizagem holística e parcerias (como a Alliance)
  • A convocação de todas as disciplinas (marketing, operações, finanças etc. – não apenas ética nos negócios) para integrar as questões de sustentabilidade no currículo
  • Inovação: os alunos precisam ser capazes de encontrar o mundo e pensar de maneira inovadora, não podemos mais confiar nos modelos de negócios anteriores e na forma tradicional de pensar
  • Inclusão social, racial, econômica: é muito importante para conduzir bons negócios
  • A acessibilidade da educação é crucial, pois em muitos países (especialmente nas economias em desenvolvimento), a educação empresarial ainda é reservada para a elite
  • Liderando pelo exemplo: como líderes em uma sala de aula e como escolas de negócios, precisamos mostrar por nossas próprias ações o que significa ser responsável
  • Espaço de convocação: as escolas de negócios têm autoridade e capacidade para reunir diferentes níveis sociais e partes interessadas, sendo um terreno neutro para o diálogo e colaboração, incentivando novas soluções criativas
  • Sustentabilidade no nível do conselho executivo: em muitas empresas, bem como em escolas de negócios, o desenvolvimento sustentável ainda não está no mesmo nível de outras prioridades importantes para os conselhos executivos
  • Tecnologia: alunos e educadores devem ter mais experiência em tecnologia, entender como a tecnologia funciona, seus riscos e oportunidades, ao serem leitores críticos de informações diariamente.

Fonte: CEEMAN (2021) http://www.ceeman.org/news/business-schools-in-rising-economies-should-become-more-confident

Você também pode fazer parte da Alliance, associando sua IES à ANGRAD. Informações no site www.angrad.org.br ou pelo email angrad@angrad.org.br