Faça login

Associar-se

Recuperar senha

Para redefinir sua senha, você deve informar o seu e-mail cadastrado no angrad.org.br

Noticia

17 de março de 2021

Webinar ANGRAD

No dia 25 de março, às 18 horas, no canal da ANGRAD no youtube ((245) ANGRAD Oficial – YouTube), será realizado o webinar “O impacto do envelhecimento populacional no Ensino Superior Brasileiro”, com o professor  Valdomiro Placido (PUC-Campinas). A moderação será do representante estadual da ANGRAD de São Paulo, professor Valdenir Pontes (PUC-Campinas).

O encontro analisa o impacto do envelhecimento populacional no ingresso do Ensino Superior Brasileiro, evidenciando alguns movimentos e tendências. Para esta finalidade serão explorados dados sobre a redução da população jovem, a redução das matrículas nos anos finais da Educação Básica, as projeções populacionais para esta década e alguns movimentos e tendências do Ensino Superior por áreas.

Palestrante: Prof. Valdomiro Placido

Professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Possui licenciatura em Matemática e mestrado em Matemática, na área de topologia, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor na rede privada de Ensino Superior de Campinas e região desde janeiro de 2001. Atualmente, é professor com dedicação exclusiva na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), onde atua desde 2012. Nesta Instituição, foi coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais do Pibid/CAPES (de 2015 a 2018) e membro institucional do Grupo de Apoio Pedagógico da Universidade (de 2016 a 2017). Desde 2018, atua no Departamento de Planejamento e Organização da PUC-Campinas, onde se dedica, entre outras atividades, a estudos para a Análise Setorial do Ensino Superior.  Sua área de interesse mais recente é a Ciência de Dados, na qual concluiu, em dezembro de 2020, o curso de aperfeiçoamento em Mineração de Dados Complexos, oferecido pelo Instituto de Computação da Unicamp.

Moderador: Prof. Valdenir da Silva Pontes

Representante Estadual São Paulo da ANGRAD

Administrador, pela PUC-Campinas, mestre em Administração pelo Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto. Especialista em administração negócios pela EASP-FGV, São Paulo. Especialista em Gestão pela Qualidade pela UFSCar, São Carlos. Professor da Faculdade de Administração e dos Cursos MBA e Especialização da PUC-Campinas. Consultor Empresarial nas áreas de Gestão de Pessoas, Liderança, Gerenciamento, Educação Universitária e Corporativa. Ocupou posições de Docência, Direção e Gestão em várias Instituições de Ensino Superior: PUC-Campinas, UNIP, UNICEP. Foi Professor visitante dos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu: Unifran – Franca (SP); FAM – Monte alto (SP); SENAC (Campinas SP); Unicep – São Carlos (SP); Unifeg – Guaxupé (MG); Anchieta – Jundiaí (SP). Ex-executivo de organizações de grande porte nas áreas de Gestão de Pessoas, Administração geral e Qualidade. Ex Secretário Adjunto na Pasta da Cidadania e Desenvolvimento Social – Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.